![]() |
![]() |
Na empresa trabalham 15 pessoas empenhadas em cimentar a Vinícola Castelar, de olhos postos no futuro e na conquista de novos horizontes. A liderança da equipa é da responsabilidade da sócia gerente e enóloga Vanda Helena Paiva, com o apoio do sócio também enólogo Manuel Simeão Póvoa.
Juventude
A Juventude é o nosso futuro, cabe a todos nós prestar-lhe todo apoio. A Vinícola Castelar está empenhada em colaborar na sua formação nas seguintes áreas:
Para além do apoio e acompanhamento necessário a estagiários de qualquer grau de escolaridade.
Ambiente
A Vinícola Castelar, Lda. e a Associação ALDEIA (acção, liberdade, desenvolvimento, educação, investigação, ambiente) celebraram um protocolo inovador. Tendo a ALDEIA como objectivo a defesa e conservação da Natureza e da Biodiversidade, bem como a educação ambiental e promoção do património natural, sendo um dos projectos em que a associação está envolvida é o apoio à gestão do Centro de Ecologia, Recuperação, Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia. A Vinícola Castelar pretende assim associar-se à promoção das acções do CERVAS, contribuindo para a conservação e divulgação da importância da fauna selvagem autóctone. Para comemorar o protocolo entre a ALDEIA e a Vinícola Castelar, foi lançada uma série limitada de 150 garrafas de 1,5L de vinho tinto Bairrada de 2000 com rótulo exclusivo. Neste momento está no mercado uma garrafa de espumante com o rótulo de uma cegonha, com um sabor tão delicado como delicada é esta ave.
Cultura
Porque a cultura deve fazer parte das nossas vidas a Vinícola Castelar tem-se associado a eventos ligados à escrita, quer patrocinando, quer concebendo rótulos personalizados, para o vinho que é servido em encontros de escritores e lançamentos de livros. O último projecto neste âmbito foi a associação do livro do escritor António Paiva com o título “PEDAÇOS DE VIDA E FANTASIA” cuja capa vestiu o nosso Vinho Tinto Regional Beiras 2000 feito com as castas Baga, Castelão e Trincadeira.
Os produtos
Não tendo vinificação própria, a empresa aposta na aquisição de vinhos de qualidade nos produtores da região, aos quais proporciona todo o acompanhamento técnico da vinha à adega, desde o aparecimento das primeiras folhas na videira à vinificação.
A tradição do fabrico dos licores na empresa tem-se mantido. Ela guarda as receitas originais oferecendo aos consumidores licores de sabores quentes e exóticos de elevada qualidade, para serem degustados simples ou em cocktails.
As aguardentes mais novas têm mais de 10 anos. A mais velha é uma relíquia com cerca de 50 anos. Contida em garrafas manufacturadas de vidro da Marinha Grande, concebidas para comemorar os 60 anos da Vinícola Castelar, existindo hoje em quantidade muito reduzida.
A Internacionalização
Angola é um mercado muito atractivo para as empresas e a Vinícola Castelar investiu e conquistou. O primeiro passo foi a presença na 5ª edição da Alimentícia, em Luanda, e foi o início do trabalho em conjunto com a APAVI, empresa que foi distribuidora dos seus vinhos e bebidas em Angola durante 3anos. Depois de Angola seguimos para a Guiné, Nigéria e Brasil
O futuro
O futuro desta empresa assenta na permanente exigência de qualidade, na satisfação dos clientes e inovação das suas marcas ao nível da produção e imagem.
A Vinícola Castelar ao mesmo tempo que trabalha na criação de novos licores, no seu esforço constante de produzir o melhor e levar os seus produtos aos mercados de todo o mundo.