Sobre Nós

  Apresentação Vinicola Portefolio Vinicola

 

Na empresa trabalham 15 pessoas empenhadas em cimentar a Vinícola Castelar, de olhos postos no futuro e na conquista de novos horizontes. A liderança da equipa é da responsabilidade da sócia gerente e enóloga Vanda Helena Paiva, com o apoio do sócio também enólogo Manuel Simeão Póvoa.

Juventude

A Juventude é o nosso futuro, cabe a todos nós prestar-lhe todo apoio. A Vinícola Castelar está empenhada em colaborar na sua formação nas seguintes áreas:

  • A dimensão cultural do vinho, o sector do vinho, a natureza do vinho e as suas qualidades (por exemplo origens, proveniência, herança, produção, características específicas, a forma de servir e provar o produto, enoturismo, etc.);
  • O papel do vinho na sociedade ou questões de preocupação social como os riscos e benefícios relacionados com o consumo de vinho com base nas provas científicas disponíveis;
  • Mensagens educacionais sobre prevenção do consumo abusivo e/ou o encorajamento da moderação e responsabilidade no consumo de vinho.

Para além do apoio e acompanhamento necessário a estagiários de qualquer grau de escolaridade.

Ambiente

A Vinícola Castelar, Lda. e a Associação ALDEIA (acção, liberdade, desenvolvimento, educação, investigação, ambiente) celebraram um protocolo inovador. Tendo a ALDEIA como objectivo a defesa e conservação da Natureza e da Biodiversidade, bem como a educação ambiental e promoção do património natural, sendo um dos projectos em que a associação está envolvida é o apoio à gestão do Centro de Ecologia, Recuperação, Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia. A Vinícola Castelar pretende assim associar-se à promoção das acções do CERVAS, contribuindo para a conservação e divulgação da importância da fauna selvagem autóctone. Para comemorar o protocolo entre a ALDEIA e a Vinícola Castelar, foi lançada uma série limitada de 150 garrafas de 1,5L de vinho tinto Bairrada de 2000 com rótulo exclusivo. Neste momento está no mercado uma garrafa de espumante com o rótulo de uma cegonha, com um sabor tão delicado como delicada é esta ave.

Cultura

Porque a cultura deve fazer parte das nossas vidas a Vinícola Castelar tem-se associado a eventos ligados à escrita, quer patrocinando, quer concebendo rótulos personalizados, para o vinho que é servido em encontros de escritores e lançamentos de livros. O último projecto neste âmbito foi a associação do livro do escritor António Paiva com o título “PEDAÇOS DE VIDA E FANTASIA” cuja capa vestiu o nosso Vinho Tinto Regional Beiras 2000 feito com as castas Baga, Castelão e Trincadeira.

Os produtos

Não tendo vinificação própria, a empresa aposta na aquisição de vinhos de qualidade nos produtores da região, aos quais proporciona todo o acompanhamento técnico da vinha à adega, desde o aparecimento das primeiras folhas na videira à vinificação.

A tradição do fabrico dos licores na empresa tem-se mantido. Ela guarda as receitas originais oferecendo aos consumidores licores de sabores quentes e exóticos de elevada qualidade, para serem degustados simples ou em cocktails.

As aguardentes mais novas têm mais de 10 anos. A mais velha é uma relíquia com cerca de 50 anos. Contida em garrafas manufacturadas de vidro da Marinha Grande, concebidas para comemorar os 60 anos da Vinícola Castelar, existindo hoje em quantidade muito reduzida.

A Internacionalização

Angola é um mercado muito atractivo para as empresas e a Vinícola Castelar investiu e conquistou. O primeiro passo foi a presença na 5ª edição da Alimentícia, em Luanda, e foi o início do trabalho em conjunto com a APAVI, empresa que foi distribuidora dos seus vinhos e bebidas em Angola durante 3anos. Depois de Angola seguimos para a Guiné, Nigéria e Brasil

O futuro

O futuro desta empresa assenta na permanente exigência de qualidade, na satisfação dos clientes e inovação das suas marcas ao nível da produção e imagem.

A Vinícola Castelar ao mesmo tempo que trabalha na criação de novos licores, no seu esforço constante de produzir o melhor e levar os seus produtos aos mercados de todo o mundo.

Produto em Destaque

Espumante Castelar Baga

As uvas, nascidas de vinhas com cerca de 30 anos, foram vindimadas no estado ideal de maturação para a realização de um espumante “blanc de noir”, equilibrado e de qualidade. Durante a vinificação, optou-se por uma prensagem muito suave e por uma temperatura de fermentação controlada. A espumantização pelo método clássico iniciou-se em Março de 2011, refermentando em garrafa na cave a 15 °C, seguindo um período de estágio, sobre borras, de 3 anos. No final o espumante apresenta uma cor rosada, com efervescência continua e abundante e um aroma a frutos vermelhos. Na boca sente-se uma frescura intensa e uma acidez viva. O Espumante proporciona um final de boca bem estruturado e persistente.