Como provar
Material necessário: Não é muito complicado conseguir boas condições para uma prova. Basta reunir, um espaço isento de cheiros, com boa luz, de preferência natural, e um bom copo transparente, incolor e sem desenhos.
O provador deve estar em boas condições de saúde e estar descançado, relaxado e concentrado.
Fases da prova
1. Exame Visual - Observe o vinho, utilizando uma boa luz , contra uma superfície branca. Deverá observar então a COR, a LIMPIDEZ e EFERVESCÊNCIA - o Aspecto.
2. Aroma - Cheire o copo sem agitar e memorize os aromas, de seguida faça uma agitação do vinho, e faça novo exame visual com o vinho em movimento, cheire novamente o vinho e registe as sensações que este lhe transmite (intensidade, qualidade e tipos de aromas). Tente encontrar um conjunto de AROMAS e relacioná-los com substâncias conhecidas.
3. Sabor - Coloque na boca uma quantidade razoável de vinho (sem ser demasiada). Role o vinho suavemente pela boca, de forma a atingir as papilas gustativas de forma uniforme.Inspire pela boca, fazendo o ar atravessar o vinho e expire pelo nariz. Os aromas detectados desta forma constituem o aroma de boca. Preste atenção à adstringência, à acidez, ao alcoól e à impressão de conjunto. Repare também na persistência do vinho (tempo que ainda o sente na boca após o ter expelido).
4. Apreciação Final - Nesta apreciação final deve-se ter em conta o aspecto, o aroma, o saborr e a impressão de conjunto, fazendo o seu juizo final.