História

Com 67 anos de actividade, esta empresa procura expandir -se no mercado, fazendo uso do saber adquirido e apostando na inovação.

A denominação Castelar provém da existência do Palácio Real em Avelãs de Caminho, desde os primórdios da monarquia. Conhecido entre os habitantes locais por Castelo, local de pernoita dos membros da família Real, nas suas viagens entre Lisboa e Porto. Fundada em Fevereiro de 1946 em Avelãs de Caminho, Anadia, a Vinícola Castelar conjugando o saber adquirido ao longo de 67 anos, com a forte determinação em inovar, tem desenvolvido novos produtos, adaptando-se assim às novas necessidades e tendências, de um mercado cada vez mais esclarecido e exigente. Até há bem pouco tempo, a empresa estava muito centrada no mercado português, situação que se tem vindo a alterar nos últimos três anos, com a conquista de mercados como a Suíça, Luxemburgo, Angola, Guiné, Nigéria e Brasil.

A sua actividade iniciou-se com a fabricação de vinho espumoso, prática que abandonou definitivamente em 1980 para passar a produzir espumante natural.

Em 1990 saiu o primeiro espumante da casa com designação de origem controlada Bairrada e a marca Trono Real. Logo de seguida foi lançado um tinto Bairrada com a mesma designação, um vinho premiado em diversos concursos, o mesmo tem vindo a suceder com a imagem das garrafas utilizadas pela empresa, no engarrafamento dos seus produtos.

Fazem parte da nossa carta de produtos, os vinhos de mesa em garrafão e em garrafa, os espumantes, as aguardentes, os licores e os xaropes são produtos que existem desde 1946 com as marcas Catalino, Doteu, Serra Brava, Carícia, R/46 e Trono Real, entre outras. Todos eles foram criados tendo em mente a satisfação do cliente.

Os desafios motivam-nos! A marca CASTELAR inspira-nos!

Lapsos circunstanciais que o tempo ajudou a reparar, fizeram com que a marca CASTELAR andasse de mão em mão, e de região em região vestindo vinhos. Até que, foi recentemente adquirida e registada pela Vinícola Castelar, Lda.

Corporizando as sinergias absorvidas na conquista de algo que sempre sentimos como nosso. E, reformulando conceitos no caminho da evolução rumo ao futuro, a marca CASTELAR assumiu em 2009, a assinatura de dois vinhos de excelência, tinto Regional Alentejano colheita de 2008, e um Vinho com Denominação de Origem Controlada Douro de 2007. Conscientes da importância do nosso berço, a Região da Bairrada, que orgulhosamente assumimos, não podíamos deixar de selar com a mesma marca, o Espumante Branco e Vinho Tinto que produzimos.

Produto em Destaque

Espumante Castelar Baga

As uvas, nascidas de vinhas com cerca de 30 anos, foram vindimadas no estado ideal de maturação para a realização de um espumante “blanc de noir”, equilibrado e de qualidade. Durante a vinificação, optou-se por uma prensagem muito suave e por uma temperatura de fermentação controlada. A espumantização pelo método clássico iniciou-se em Março de 2011, refermentando em garrafa na cave a 15 °C, seguindo um período de estágio, sobre borras, de 3 anos. No final o espumante apresenta uma cor rosada, com efervescência continua e abundante e um aroma a frutos vermelhos. Na boca sente-se uma frescura intensa e uma acidez viva. O Espumante proporciona um final de boca bem estruturado e persistente.